Por Edileuson Almeida*
A cidade de Boa Vista (RR) sediou o último congresso regional da Intercom em 2008 e o primeiro na sua história. No período de 19 a 21 de junho mais de 600 congressistas de 16 estados brasileiros participaram do VII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte (Intercom Norte 2008). Durante três dias os congressistas tiveram a oportunidade de participar de uma conferência, quatro palestras, 14 mesas-redondas, 28 oficinas, 18 trabalhos em Grupos Temáticos (GTs), 57 trabalhos experimentais em Comunicação (Expocom), duas dezenas de atividades culturais, exposições de fotografia e audiovisual, lançamento de livro, entre outras atividades.
A partir da temática central “Mídia, Ecologia e Sociedade”, o Congresso foi idealizado com a proposta de encontrar novas formas de avaliar, pesquisar e propor modelos de comunicação que ajudem na informação ambiental e na melhoria das relações entre a sociedade e a natureza. Para Boa Vista, a realização do VII Intercom Norte se apresentou como uma oportunidade de fazer a socialização do conhecimento que é produzido aqui na Amazônia, uma das mais ricas e visitadas regiões do planeta, com a colaboração de diversas áreas do conhecimento preocupadas em colaborar para um melhor relacionamento da sociedade com o meio ambiente.
O formato do Congresso procurou mostrar a preocupação da Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação) em dar estímulo para a formação de pesquisadores na Amazônia atuando no processo de formação dos alunos e incentivando a produção científica e a elaboração de produtos de comunicação condizentes com a necessidade de desenvolvimento integrado, de forma que ser humano e natureza possam conviver em harmonia. O Intercom Norte leva o estudante universitário amazônida a refletir sobre como pode contribuir para a melhoria desse necessário relacionamento entre sociedade e meio ambiente.
O Intercom em Números: 568 congressistas de 16 estados brasileiros, sendo que mais de 50% deles oriundos de outros estados; Roraima teve a maior delegação (270 congressistas), seguido pelo Amazonas (255 congressistas) e Pará (48 congressistas). Entre as 12 Instituições de Ensino Superior (IES) da Amazônia, que enviaram delegação, a maior foi a da Faculdade Atual da Amazônia de Roraima (170 congressistas) e a segunda foi do Centro Universitário do Norte – Uninorte do Amazonas (131 congressistas). Foram 30 horas de atividades, 65 convidados (metade deles de outros estados) e uma programação com diversidade e oportunidade para os estudantes das diversas áreas da Comunicação Social.
* Edileuson Almeida, 36, Jornalista (UFRR), Especialista em Docência no Ensino Superior (FAA-RR), Mestre em Ciências da Comunicação (USP), professor-assistente do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Roraima. Foi Coordenador Geral do Intercom Norte 2008. edileusonalmeida@yaho.com.br
quarta-feira, 25 de junho de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário