Luiz Valério* A escolha do tema "Mídia, Ecologia e Sociedade" para o Intercom Norte 2008 foi bastante oportuna, principalmente nestes tempos em que aquecimento global é tema recorrente de discussões na mídia e entre estudantes de Comunicação Social.
Os comunicadores e estudantes da área, notadamente da região Norte, precisam estar devidamente preparados para debater essa questão de frente sem subterfúgios e sem ser tragados pela pressão do consumismo desenfreado e pelo apelo dos grandes grupos econômicos.
A mídia eletrônica tem papel preponderante na educação da sociedade, uma vez que a televisão é o principal meio de informação de milhões de brasileiros, que não têm o hábito (nem condições) de ler jornal e revista diariamente. Nesse sentido, a afirmação de Edileuson Almeida de que "a nossa noção de desenvolvimento precisa ser ampliada" é mais do que correta.
Buscar o progresso e o desenvolvimento de forma sustentada dever o mandamento primeiro das nações modernas. Não podemos negligenciar a questão ambiental. Do contrário, não teremos sequer condições de vivenciarmos esse tal desenvolvimento, uma vez que será a nossa própria sobrevivência no planeta que estará em jogo.
(*) Especialista em Comunicação Social e Novas Tecnologias e professor de Ética do Curso de Jornalismo da Faculdade Atual da Amazônia (FAA).
Nenhum comentário:
Postar um comentário